Terapias

Reiki

Reiki é um método de cura natural pelas mãos.
REI significa universal e KI a força da energia vital que está presente, pois
pertence ao que é cósmico.

 
Reiki pode ser então definido como " a Arte e a Ciência da ativação, do direcionamento e da aplicação da Energia Vital Universal, para promover o completo equilíbrio energético, para prevenção das disfunções e para possibilitar as condições necessárias a um completo BEM ESTAR ".
 
Esta é a ENERGIA que forma os indivíduos em todas as etapas da vida, a porção de FORÇA VITAL (que é uma luz invisível que passa pelo cérebro, o sistema nervoso e as veias) que anima todos os 
corpos, fazendo com que uns sejam saudáveis, e outros, devido a sua falta, enfermos.
 
O Reiki deve percorrer todo o ser vivo. Mas o "stress" diário, as tensões que as crises pessoais e sociais nos criam, a má alimentação, a má respiração, impedem o fluxo desta energia natural. Todos sabemos os efeitos da depressão, da ansiedade, do medo, mas poucos de nós somos treinados para evitar estes estados negativos.
 
O grande sucesso do Reiki é que é seguro, é fácil, acessível a qualquer criança, é simples e, uma vez ativado, permanece energizando o sistema orgânico que recebeu sua aplicação. Também por não ter conotação religiosa e não intervir com outros tratamentos, sua prática vem crescendo dia a dia.
 
Importante:

1) Reiki é uma ciência energética. Reiki trabalha independente de qualquer sistema religioso.

2) Reiki é energia não polarizada, portanto, sempre segura.

3) Como o Reiki é não-polarizado, pode ser usado até por uma criança; pode ser usado para tratar, até mesmo, doenças crônicas; ou por um adulto de qualquer meio social.

4) Sendo não-polarizado, Reiki trabalha conjuntamente com qualquer outra forma de terapia incluindo medicamentos, quimioterapia, cirurgia, homeopatia, acupuntura, etc.

5) Porque Reiki é energia que emana do nível subatômico, quando fazendo o tratamento, o terapeuta utiliza primeiramente a Energia Reiki e de uma maneira menor, de toda energia inata do corpo. O terapeuta de Reiki não arrisca nada ao tratar de outros e o Reiki na verdade estará energizando-os quando eles tratam de outra pessoa. Após tratar muitos pacientes, por mais que estejam doentes, o
terapeuta Reiki geralmente se sente mais energizado.

6) Reiki trabalha no plano causal, isto é, no nível da raiz da causa e como tal, trata o corpo como um todo; É holístico por natureza, porém não requer nenhuma habilidade em diagnosticar por parte do terapeuta. Por estas razões, Reiki pode ser usado eficientemente por qualquer pessoa de qualquer idade ou meio social.

 

Meditação 

A meditação consiste de práticas diárias envolvendo essencialmente concentração da atenção. Embora apareça com uma aura mística, sua prática regular proporciona vários benefícios e aperfeiçoamentos práticos como (experiência própria):

- Descanso físico, mental e emocional
- Aumento da capacidade de concentração
- Maior auto-liderança
- Maior liberdade de escolha
- Senso de identidade mais livre e mais rico em possibilidades.

Segundo Lia Diskin, em entrevista à revista SuperInteressante em março de 2001, os benefícios da prática da meditação para a saúde, a inteligência e o equilíbrio psíquico são:

"A meditação reduz a ansiedade, torna a respiração equilibrada e profunda e melhora a oxigenação e a freqüência cardíaca. Seu reflexo no sono é um repouso mais tranqüilo, sem interrupções. Além disso, ela atenua enxaquecas e resfriados, acelera a recuperação no pós-operatório e auxilia a digestão alimentar. No campo psíquico, a prática mantém a pessoa num relativo estado de equilíbrio, com uma lucidez que a impede de entrar em conflitos emocionais internos, principalmente de origem afetiva. Há, por parte de quem a pratica, muito mais clareza mental, objetividade, paciência, compreensão e justiça."

A meditação em geral pode envolver sons, mas não linguagem falada ou pensada, ao contrário, um dos objetivos é justamente ativar um nível de não-pensamento lingüístico, que embora seja útil em algumas situações, não o é em outras.


Radiestesia

Tudo o que existe e tem forma (vivo ou não), vibra com frequência própria, produzindo os mais variados tipos de radiação (energia irradiada a partir de um ponto).

A Radiestesia é a ciência que nos permite, através do efeito de ressonância (tudo que vibra, induz vibrações a outros corpos próximos, gerando nos mesmos uma frequência similar no tempo, com menos amplitude), detectar, comparar e classificar estas radiações, indicando qual a melhor forma de aproveitá-las.

Nós temos uma vibração própria exposta constantemente às radiações do meio que nos envolve, podendo esta ser nociva. O trabalho da Radiestesia é recompor a nossa vibração natural, devolvendo a harmonia à vida do ser humano.

A sua ação, segundo pesquisadores como Chaumery, Belizal e La Forrest, processa-se através de sensibilizações provocadas por micro-vibrações que percorrem os circuitos nervosos dos membros superiores do radiestesista, estimulando e produzindo nestes micro-movimentos polarizados e que, aliados a respostas reativas do nosso inconsciente, se traduzem em oscilações de um pêndulo que funciona como amplificador das radiações receptadas. Este, é o segredo que explica o movimento do pêndulo radiestésico.

A leitura radiestésica recebe dados do inconsciente do operador, que determina os tipos de gráficos, símbolos radiantes, aparelhos radiestésicos, compensadores e artefactos radiantes que poderão ser utilizados para recompor a harmonia e o equilíbrio vibracional naturais do ser analisado.


Hipnoterapia

A hipnoterapia é um recurso terapêutico que utiliza a hipnose como instrumento técnico para a sua aplicação. Em outras palavras, eu diria que toda hipnoterapia usa a hipnose, mas usar a hipnose não implica em estar atuando terapeuticamente.

Vale dizer que mesmo que uma pessoa seja um excelente hipnotizador, ela não é necessariamente uma hipnoterapeuta.

Para que um hipnotizador possa ser um hipnoterapeuta, é necessário que ele esteja familiarizado com o processo terapêutico. Daí os hipnoterapeutas serem quase sempre psicoterapeutas, psicólogos, médicos.

A hipnose quando praticada por profissionais experimentados, com fins rigorosamente terapêuticos, é absolutamente isenta de perigos.

QUANDO HIPNOTIZADA UMA PESSOA É CAPAZ DE FAZER COISAS QUE  NORMALMENTE NÃO FARIA? ATÉ ONDE PODE A HIPNOSE PERMITIR A MANIPULAÇÃO CRIMINOSA DE PACIENTES E LEVÁ-LOS À PRÁTICA DE ATOS DELITUOSOS OU CONTRARIOS À MORAL?

Partindo do pressuposto de que a hipnose é um jogo de imaginação entre o hipnoterapeuta e o paciente, a hipnose depende fundamentalmente do acordo e da vontade do paciente. No entanto, em alguns casos excepcionais é possível a indução do sono hipnótico sem prévio conhecimento do paciente. Mas isso só acontece a pessoas altamente sensíveis e em condições especiais.

Eu diria que acontecem em certa porcentagem de casos, que variam de um a dez por cento. Mas, via de regra, diria que a hipnose só pode ser induzida quando há o prévio consentimento do paciente. E o julgamento crítico não se anula no estado hipnótico. E mesmo quando o paciente está no mais profundo dos sonos sonambúlicos, se alguma coisa acontecer durante a hipnose que vá contra seus
princípios morais, ele passa ao estado de alerta ou simplesmente se recusa a admiti-lo ou a executá-lo. Portanto, a consciência nunca é abolida pela hipnose.

 

Cronoterapia

Cromoterapia é a prática da utilização das cores na cura de doenças. Vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações — como Egito antigo, Índia, Grécia e China — com o objetivo de harmonizar o corpo, atuando do nível físico aos mais sutis. Para Hipócrates, saúde e doença dependem da harmonia entre meio ambiente, corpo e mente.

Os adeptos da cromoterapia entendem que cada cor possui uma vibração específica e uma capacidade terapêutica. Isaac Newton no século XVII conseguiu descobrir as cores do arco-íris friccionando um prisma. O cientista alemão Johann Wolfgang von Goethe, no século XVIII, pesquisou durante cerca de 40 anos as cores e descobriu que o vermelho tem propriedade estimulante no organismo, o azul acalma, o amarelo provoca sensações de alegria, e o verde é repousante. Esses efeitos são mais ou menos intensos, dependendo da tonalidade usada.

 

Feng Shui

O Feng Shui é a antiga arte chinesa de criar ambientes harmoniosos. Originou-se há cerca de 5.000 anos, nas planícies agrícolas da China Antiga. Seu desenvolvimento vem sendo desde então, aumentado e evoluído, chegando aos dias de hoje, como uma disciplina capaz de nos oferecer um sistema completo, nos ligando intimamente à natureza e ao Cósmico. Seus diagnósticos e resoluções são capazes de resolver quase todos os problemas envolvendo uma casa e as pessoas que moram nela. São adaptados ao moderno estilo de vida, nos levando a entender e compreender uma sabedoria muito profunda que nos ensina a "viver em harmonia com a natureza". Em outras palavras, o Feng Shui é uma antiga arte chinesa que visa a harmonizar os ambientes em que as pessoas vivem e trabalham, conseguindo-se assim, uma vida mais feliz e cheia de Bênçãos Cósmicas. Suas leis e princípios foram desenvolvidas através dos séculos e transmitidas oralmente de Mestre para discípulo.

Seria correto dizer que o Feng Shui é a antiga ciência chinesa que visa a localização de diferentes tipos de energia em um local. A palavra ciência, aqui, não tem e nem pretende ter a conotação da ciência moderna. Quando dizemos ciência, significa um sistema no qual os princípios e regras foram baseados em observações e dados estatísticos ao longo dos anos.

 

Regressão

A regressão de memória ou retrocognição é um processo espontâneo ou induzido que permite relembrar, compreender e integrar experiências marcantes vividas pelo cliente.

Através das diferentes técnicas de regressão pode-se acessar fatos ocorridos durante a vida adulta, a adolescência, a infância, o nascimento, a vida intra-uterina, e até mesmo experiências ocorridas em outras vivências que ainda afetam o dia-a-dia.

A nossa vida é composta por momentos e fases onde cada etapa tem uma importância significativa. Tais fases são marcadas por descobertas, desafios, emoções, sentimentos e aprendizados entre inúmeras outras experiências que a vida pode nos proporcionar.

A regressão de memória estará atuando nas fases de sua vida, colaborando positivamente para uma integração plena de qualquer situação ainda mal resolvida, consciente ou inconsciente, que ainda possa estar afetando insatisfatoriamente a sua vida.

Relaxamento

O relaxamento auxilia na prevenção dos estados de estresse, tensão muscular e fadiga mental. Ele também é considerado um revigorante que atua beneficamente sobre a saúde física, mental e emocional.

O relaxamento pode ser obtido através de exercícios básicos de educação da mente, de visualizações e energização.

Nos exercícios de relaxamento mais simples, bastam algumas respirações profundas e compassadas para harmonizar os ritmos internos, servindo como uma ordem a si mesmo para relaxar.

 

Litoterapia

Litoterapia ou Terapia com Cristais é uma técnica que tem por objetivo harmonizar os campos energéticos de seres vivos, sejam eles, seres humanos, plantas ou animais. De um lado temos os cristais como canal energético que vibra em uma freqüência especifica, de acordo com seu sistema de cristalização e os componentes internos, gerando campos eletromagnéticos capazes de canalizar, diluir ou mesmo transmutar energias, podendo ser utilizado como ferramenta de equilíbrio para problemas gerais ou bem específicos.

De outro lado, temos os desequilíbrios diversos que atuam na energia viva de forma a “desbalancear” a harmonia e o sincronismo energético, gerando doenças, padrões de comportamento alterados, padrões vibratórios negativos.

Sendo um instrumento vindo da própria Mãe Terra, gerado das mesmas energias e com os mesmos componentes minerais que estão presentes em nosso organismo, os Cristais são um veículo energético capaz de atuar tanto nos campos energéticos mais sutis, como em energias densas. Atua tanto no Físico, como no Mental, como no Emocional e também promove o equilíbrio Espiritual de um ser.

O resultado desta sinfonia, visa buscar a perfeita integração do ser, que ajustado em sua própria energia, pode expandir-se em todos os sentidos da vida. Promove o auto-conhecimento, o desabrochar de vários tipos de potenciais adormecidos, a superação em casos de deficiências energéticas que já somatizaram doenças as mais diversas, o alcance de objetivos da alma ou soluções que necessitem do trabalho interior para fluir, superação de estados emocionais conflitantes ou depressivos, a superação de medos, e tantos outros, pois as aplicações e possibilidades são infinitas.


Tarot Cigano

O Tarot Cigano é um oráculo que usa a associação intuitiva e a percepção do jogador para mostrar os resultados das perguntas. Foi elaborado pelos Ciganos a partir do oráculo mais conhecido do mundo o Tarot (ou Tarô). No começo, os Ciganos chegaram a usar as 78 lâminas do Tarot tradicional, mas decidiram adaptar à sua leitura, surgindo assim o Baralho Cigano, de 36 cartas.

Estudiosos afirmam que foi através dos ciganos, oriundos da China antiga, onde era um dos métodos mais utilizados pelo imperador S'uen-Ho, em 1120 d.C., que a Cartomancia e o Tarot Cigano chegaram até nós.

 

Floral

Essência floral ou elixir floral é a denominação convencional para um preparado natural, geralmente elaborado a partir de flores maduras, plantas ou ainda arbustos ao qual se agrega brandy ou álcool natural como conservante. O resultado é uma solução hidroalcaólica diluida que não possui princípios ativos e que por este motivo não apresenta nenhum efeito fisiológico, biológico ou orgânico. Os preparados normalmente se administram via oral e não apresentam toxicidade para as doses
habituais.

 

Vivencias

Esta técnica consiste em deixar o paciente relaxado e conduzi-lo através de sugestão hipnótica a vivenciar certas experiências, fazendo que o mesmo perceba que pode chegar aonde sua mente o levar, dependendo de sua vontade e abertura para tanto, adquirindo confiança e auto-conhecimento. É sempre importante analisar como se comportou e os sentimentos vivenciados durante a experiência.


Vidas Passadas

A Terapia de Vidas Passadas ( TVP) nos ajuda a reviver nossas encarnações anteriores e tratar bloqueios, sintomas, sofrimentos, fobias, dores e vários outros problemas.

A TVP é reconhecida como uma terapia rápida, objetiva e muito eficiente. Isso ocorre porque a regressão nos coloca de frente com a raiz do problema. Com o ritmo alucinante que vivemos nos dias atuais, a maioria das pessoas não quer mais perder tempo e dinheiro com psicoterapias longas e desgastantes.

A TVP nos auxilia a ter uma vida melhor, mais feliz e satisfatória. Entendendo nosso passado,  podemos viver melhor nosso presente, desfrutando cada momento com equilíbrio, paz e tranquilidade.

Somos um ser espiritual tendo uma experiência num corpo físico. Podemos viver a plenitude da vida descobrindo quem somos e o que viemos fazer aqui na Terra.

 

Motivação

Motivação (do Latim movere, mover) designa em psicologia, em etologia e em outras ciências humanas a condição do organismo que influencia a direção (orientação para um objetivo) do comportamento. Em outras palavras é o impulso interno que leva à ação. Assim a principal questão da psicologia da motivação é "por que o indivíduo se comporta da maneira como ele o faz? "O estudo da motivação comporta a busca de princípios (gerais) que nos auxiliem a compreender, por que seres humanos e animais em determinadas situações específicas escolhem, iniciam e mantém determinadas ações" Motivação é um construto e se refere ao direcionamento momentâneo do pensamento, da atenção, da ação a um objetivo visto pelo indivíduo como positivo. Esse direcionamento ativa o comportamento e engloba conceitos tão diversos como anseio, desejo, vontade, esforço, sonho, esperança entre outros.

 

Apometria

A terapia foi introduzida no Brasil pelo farmacêutico e bioquímico porto-riquenho, Luis Rodrigues, que a chamava de "Hipnometria", e utilizava a técnica de contagem progressiva para obter o desdobramento anímico controlado. Na década de 1960, foi sistematizada pelo Médico José Lacerda de Azevedo (1919-1997), no Hospital Espírita de Porto Alegre, que lhe trocou o nome para "Apometria".

Serve para ajudar na cura de problemas de comportamento que afligem as pessoas. Ou seja, pode haver um desequilíbrio espiritual ou emocional que chega até o corpo e aparece como forma indesejada de comportamento ou como doença. Sua ação fundamenta-se na existência de desdobramentos de personalidade, adquiridas nesta encarnação ou em nossas vidas passadas (outras encarnações). Os especialistas e estudiosos de apometria atuam gratuitamente em centros espíritas para fazer esta cura como intermediários entre o astral e o físico. Trabalham sobre estas diferentes reações de personalidade fazendo com que as perturbações sejam superadas pelas pessoas.

De acordo com seus preceitos, é uma espécie de energia, direcionada pela atuação da força de vontade do condutor dos trabalhos, e impregnada de amor, canalizada na forma de "pulsos magnéticos" para tratar portadores de transtornos psicológicos, doenças genéticas de difícil resposta à terapêutica médica, ou consideradas incuráveis.


Psicorientologia

A mente humana é a faculdade sensorial da inteligência, do mesmo modo que a visão é a faculdade sensorial dos olhos, a audição a dos ouvidos, e assim por diante.

A mente parece ser o sentido-mestre da humanidade. Parece-nos que sua função precípua é captar informações coletadas e armazenadas pelos outros sentidos, nos neurônios cerebrais. É capaz de captar e imprimir informações na célula viva, quer ela esteja próxima, quer à distância.

O termo Psicorientologia engloba significados intrínsecos na etimologia da palavra:

1) ajudar a reabilitação da mente em seu próprio mundo interior,
isto é, na sua dimensão original;

2) continuar orientando-a, dirigindo-a e educando-a em seu
funcionamento nestes níveis;

3) desenvolver, controlar e incentivar suas aplicações psíquicas
que compreende as sensações próprias da mente;

4) continuar a educação para um maior crescimento posterior,
com vista ao desenvolvimento de suas aplicações psíquicas.