quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O QUE É ORÁCULO?


Olá Gente, gostei muito desta explicação do que são os Oráculos.
 Como usuário do baralho cigano, como ferramenta em consultas terapêuticas holísticas, gostaria que as pessoas entendessem que os Oráculos não são profecias do futuro na busca de respostas no campo afetivo ou profissional. Ele mostra como esta no momento trabalhando o nosso consciente e nosso subconsciente sobre determinados pontos, indicando apenas o rumo para onde as coisas estão se dirigindo, assim  podemos tomar decisões mais acertadas. Importante: A ESCOLHA É SEMPRE NOSSA.
O texto é do site Multiplas Realidades da Nanda Botelho de
Pernambuco, espero que seja proveitoso. Namastê.

Oráculo é uma palavra com dois significados ela tanto pode indicar o instrumento (cartas de tarô, pedras de runas, moedas do I Ching), quanto o ato de consultar os deuses através desses instrumentos.

Oráculo é uma conversa com uma parte que sabe mais dentro de você mesmo. Na antiga Grécia os reis iam visitar o oráculo de Delfos, sagrado a Apolo deus sol, para se aconselhar.

Ainda hoje temos uma idéia limitada sobre esse fenômeno; normalmente o usamos para saber o futuro, talvez porque achemos que não temos responsabilidade pela nossa vida, somos joguetes de forças invisíveis e o máximo que podemos fazer é descobrir suas intenções para nós.

Quando assumimos a responsabilidade por nosso futuro, trabalhamos com o presente, por que sabemos que o que vem pela frente é resultado do que pensamos e fazemos hoje e que o futuro está em nossas mãos, não na dos deuses.

Voltemos ao oráculo, ele é um instrumento, como o telefone, para conversarmos com a parte em nós que está conectada com o todo, o nosso deus interior, o nosso sábio particular. Como essa parte é muito ampla e sua linguagem não pode ser literalmente traduzida, normalmente os oráculos falam através de símbolos, são imagens, desenhos, ideogramas que simbolizam, através de analogias, o conhecimento maior, o misterioso universo invisível, que permeia tudo. Quando buscamos uma carta de tarô, pedra de runa, moeda do I Ching, estamos nos conectando com nosso sábio para iniciarmos uma conversa de esclarecimento do que precisamos saber agora para fazermos um futuro melhor.

Lembrem-se as cartas, runas, moedas... São apenas o telefone; o poder mesmo é seu, sempre seu, o conhecimento também é seu, só vem criptografado pelos símbolos. Parece de fora, mas não é.

Podemos fazer um uso inteligente dos oráculos; quando buscamos neles não soluções prontas, mas sim, esclarecimento de nossos pensamentos e idéias sobre algo; a partir daí tomamos as rédeas de nosso destino, que é apenas o lugar para onde estamos nos dirigindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário